quinta-feira, 24 de maio de 2007

Díli marginal, Ataúro ao fundo


A principal razão do meu "silêncio" bloguítico deve-se à lentidão da NET...

Todos os dias tento resolver o meu maior problema: a falta de transporte para sair de Díli.

Ontem tive um bom dia.

1. Falei com o Embaixador de Portugal, João Ramos Pinto, que me deu várias sugestões de contactos e me encaminhou para a número dois da embaixada, Fátima Mendes, que é responsável pelo Instituto Camões aqui em Timor. Irei falar com ela amanhã.

2. Almocei com a Joana Amora, antiga aluna do liceu francês, que é assessora para as finanças no Ministério da Educação. Aproveitando a boleia dela,

Detalhe para quem sabe quem é o Sr. Nonato: o motorista da Joana, o Sr. Xico, ao passar no Estádio Municipal, referiu que pertencia à Federação Timorense de Futebol. Vai daí pedi-lhe o contacto do Sr. Nonato...a quem telefonarei um dia deste...

fui tentar falar com o Sr. Domingos de Sousa, Secretário Permanente para a Educação e Cultura - o equivalente a secretário de estado.

3. O nosso encontro, de quase uma hora, deixou-me animada e esperançosa no futuro...! Penso ter encontrado, finalmente, um interlocutor à altura das minhas intenções. O Sr. Sousa estudou quatro anos no seminário em Évora (!), é músico e considera grave a falta de formação musical dos jovens timorenses.
Contei-lhe das respostas negativas aos meus pedidos de apoio e que ainda estava à espera de uma resposta da CGD/BNU de Díli. Ele decidiu ligar ao Director do banco e, na minha frente, fez uma defesa fantástica do meu projecto de recolha, estudo e divulgação da música tradicional timorense e da sua importância para o património cultural Timorense. O telefonema terminou com o agendamento de uma reunião entre eles, amanhã às 8.30 da manhã, na sede do BNU!

4. Hoje, liguei para o Pedro Rosa Mendes - um dos contactos que me deu o Embaixador - que é o representante da Lusa em Timor.
Falei-lhe do meu projecto. Reagiu com entusiasmo e, embora esteja muito ocupado por causa do início da campanha eleitoral para as eleições legislativas de dia 30 de Junho, ficámos de nos encontrar em breve.

Detalhe para a Vanda: Pedro Rosa Mendes!

5. Dizem-me que depois das 18h a NET é mais rápida. Hora a partir da qual muitos serviços públicos fecham e também hora a que deixa de haver táxis para poder voltar para casa. Os táxis não circulam depois do pôr do sol. É assim desde a "crise" de há um ano atrás.
Mas hoje, porque o António Pedro - jovem advogado e assessor do Ministro da Justiça que também está alojado co Centro em Taibesi - me vai dar boleia para casa, poderei ficar até mais tarde e comprovar esta "teoria". Quem sabe até poderei enviar alguma fotografia.
É mesmo verdade, acabei de conseguir publicar uma foto!!!

5 comentários:

VN disse...

Boa Manela,
Gosto das noticias :-)
Um abraço,
PS: E já andaste de Microlete?
Aqui a co-rainha da Microlete já tem saudades de uma voltinha ...

Vasco Grácio disse...

Diz-me uma coisa:
Do teu quarto avistam-se jacarés?

JBC disse...

Olá Manela!

Que bom ver fotos de Dili e ver como cresceram as árvores do CJPAV!

beijinhos

Maria Teresa Ferreira Magno Heimans disse...

Querida prima,
pela foto que envias-te estas no paraíso!!! Ainda bem que tens tido ajudas para lutares pelo que queres.
Eu ca vou andando, velha e desiludida mas desposta a lutar contigo no que é justo para alcansares o que te próposes-te.
Olha lá .. o que é feito da tua casa em Evora? Não a queres emprestar a tua prima por uns diazinhos para acabar com esta minha amargura?? Recebe uma grande beijoca e aperta com esses indeviduous. Teresa

Anónimo disse...

Olá Manela,
Descobri hoje o teu blogg. A foto da marginal de Dili está linda, fiquei cheia de saudades.
Muitos beijinhos
Carla João e Nuno.